Feita para surpreender! E Brasília, capital do País, consegue esse objetivo desde o início!
Apesar de jovem (foi inaugurada em 21 de abril de 1960), a cidade tem lastro histórico: a primeira referência vem de 1823, quando José Bonifácio de Andrada e Silva fez proposta de levar o centro político do Brasil ao centro do território. O nome? Brasília.
O sonho tornou-se concreto com a decisão ousada do presidente da República Juscelino Kubitschek, que governou de 1955 a 1961: construir uma cidade em lugar onde não havia um só tijolo.
Coube ao urbanista Lúcio Costa, vencedor de uma licitação, dar forma à nova capital do Brasil: nasceu de desenho em forma de avião, ou de borboleta, como o próprio diria poeticamente anos depois.
A concepção dos prédios tem assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, que brindou o mundo com criações tais como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral, por exemplo, reunidas no chamado Eixo Monumental (o corpo do avião).
As casas e apartamentos recheiam as Asas Sul e Norte, que acompanham o Eixo Rodoviário (chamado de Eixão).
Deixe-se encatar também pela visão e por passeios pelo Lago Paranoá, que foi criado tornar o clima da cidade menos seco, e no Parque da Cidade, uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo!
Visitar Brasília é, a cada passo, vivenciar um marco urbanístico mundial. Em 1987, a capital foi considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Detalhe: foi a primeira obra feita no século 20 a ter esse título. E a obra é uma cidade inteira!
O sonho de 1823 é vivo! Brasília chega a 2021 como a terceira cidade brasileira mais populosa do Brasil. São 3,05 milhões de habitantes, o que a deixa atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro nesse quesito.
A capital também possui sabores de vários locais do Brasil e do mundo, com boa oferta de restaurantes. Vários shoppings e os característicos 'comércios das entrequadras' - zonas apenas comerciais que ficam à margem das áreas residenciais - são outras opções.
E por falar em cardápio, turisticamente a cidade tem opções várias. Você pode até eleger rotas, tais como a arquitetônica, cívica e náutica.
Enfim, é essa cidade - jovem, única e que tem o céu muito azul como praia - que vai te marcar!
Fotos: Secretaria de Turismo do DF.