Um recente estudo mostra que a comunidade LGBT na Colômbia tem um histórico de discriminação e problemas psicológicos.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Pesquisa do Williams Institute da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, junto com o Projeto Colaborativo Colômbia, revelou que mais da metade (55%) dos LGBT relataram já terem pensado em suicídio e 25% já tá tentaram se matar alguma vez.
Ao todo, três quartos (75%) disseram terem sido intimidados pelo menos uma vez antes de completar 18 anos e 25% já foram demitidos ou tiveam empregos negados por serem LGBT.
"Registramos taxas extremamente altas de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio. Considerando os níveis de violência, vitimização e discriminação experimentados pelos entrevistados LGBT, não surpreende que os entrevistados tenham relatado taxas tão altas de pensamento suicida e tentativa de suicídio", disse Jennifer Flórez-Donado, coautora do estudo.
"Esta pesquisa mostra como é importante desenvolver programas de prevenção de suicídio e programas de tratamento da violência para pessoas LGBT no país."
Um em cada cinco entrevistados (21%) já foi submetido a alguma terapia de conversão (a chamada "cura gay). Dentre transexuais, a taxa sobe para 35%.
Perguntados se já sofreram agressão verbal, a resposta foi positiva para 76% dos transexuais, 71% dos gays, 65% dos homens bissexuais, 61% das mulheres bissexuais e 60% das lésbicas.
"Embora esta pesquisa represente o maior estudo sobre pessoas LGBT da Colômbia até o momento, são necessários mais dados para fornecer uma compreensão profunda e abrangente da vida das pessoas LGBT", disse Ilan H. Meyer, acadêmico do Williams Institute.
"A coleta de dados que identifica pessoas LGBT em pesquisas nacionais e regionais de saúde pública pode fornecer informações aos formuladores de políticas e defensores da comunidade sobre como atender melhor às necessidades da comunidade LGBT na Colômbia."
Foram entrevistados 4.867 LGBT de 29 dos 32 departamentos colombianos, além do distrito-capital, Bogotá.