Defender-nos em um momento no qual conservadores e intolerantes têm mais voz do que nunca no Brasil infelizmente não é para qualquer um. É preciso de um misto de responsabilidade, respeito e coragem.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Prova disso é que apenas três candidatos à Presidência da República assinaram a Plataforma pelos Direitos LGBTI+ no Brasil: Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (Psol).
O termo de compromisso foi elaborado pela Aliança Nacional LGBTI para promover a luta pelos direitos da comunidade, além de dar visibilidade a candidaturas LGBT.
Os três presidenciáveis também falam de LGBT em seus programas de governo. Ciro tem capítulo específico para esta população em que elenca 13 promessas de ações, tais como a criação do Comitê Nacional de Políticas Públicas LGBT e a inclusão do combate ao preconceito por orientação sexual e identidade de gênero no Plano Nacional de Educação. Leia todas as propostas aqui.
Haddad também tem um tópico voltado a LGBT no qual diz que instituirá a Rede de Enfrentamento à Violência contra LGBTI+ e criará nacionalmente o Programa Transcidadania, que garante bolsas de estudos a pessoas transexuais e travestis e foi implementado em São Paulo durante sua gestão como prefeito da cidade. Leia todas as propostas aqui.
O programa de Boulos cita inúmeras vezes LGBT e tem um grande capítulo a respeito da comunidade. Dentre suas propostas estão a de vetar qualquer lei aprovada pelo Congresso que restrinja direitos de LGBT, ampliar o número de ambulatórios voltados a trans e desenvolver ação de prevenção ao abandono escolar da população LGBT. Leia todas as propostas aqui.