Em todo o Brasil, tomaram posse, nesta sexta-feira 1º, vereadores eleitos no pleito de novembro passado.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Dentre as milhares de casas legislativas do País, algumas delas ficaram mais arco-íris.
Gays, lésbicas, bissexuais e transexuais foram empossados em algumas capitais. Veja como foi alguma das posses:
Erika Hilton (São Paulo)
Do Psol, mulher mais votada e primeira transexual eleita na capital paulista, Erika ressaltou no discurso de posse que a "Câmara Municipal não pode ser um anexo, um puxadinho da Prefeitura" e que é preciso inverter prioridades na cidade e fazer política para todos.
Monica Benício (Rio de Janeiro)
Eleita pelo Psol com quase 23 mil votos, a arquiteta Monica Benício, viúva de Marielle Franco, publicou foto na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e citou sua posse. "Vamos juntas", disse.
Gabriel Azevedo (BH)
Reeleito para a Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (Patriota), que é bissexual, fez post reiterando seu voto com promessa de "promover o bem geral do povo belo-horizontino".
Sob a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer meu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra. pic.twitter.com/WvqG4657MF
— Gabriel Azevedo (@gabrielazevedo) January 1, 2021
Carla Ayres (Floripa)
Primeira vereadora assumidamente lésbica da capital catarinense, a petista Carla Ayres divulgou vídeo da posse e escreveu: "Agora sim, a primeira vereadora sapatão da história de Florianópolis".
Agora sim, a primeira vereadora sapatão da história de Florianópolis ??????
— Carla Ayres (@carlaayres) January 1, 2021
Vai ter muita luta!
Acompanhe ao vivo: https://t.co/hlc79MhxAn pic.twitter.com/8SySzu3Snz
Laina Crisóstomo (Salvador)
Vereadora registrada pela candidatura coletiva Pretas por Salvador, Laina Crisóstomo, lésbica e integrante do Psol, divulgou vídeo da posse e escreveu: "Feliz, emocionada e certa de nunca mais a Câmara de Salvador vai ser a mesma!
Thammy Miranda (São Paulo)
Primeiro homem transexual eleito para a Câmara de São Paulo, Thammy Miranda (PP) fez o juramento on-line e disse: "Em defesa da educação, contra a violência contra a mulher e pelos 43.321 votos de pessoas que confiaram em mim, assim eu prometo".
Iza Lourença (BH)
Eleita na capital mineira, Iza, do Psol e bissexual, levou os pais para a posse e contou que entrava "com a força de todas aquelas que vieram antes de nós.
Linda Brasil (Aracaju)
Primeira vereadora trans da capital sergipana e integrante do Psol, Linda foi com uma capa arco-íris para a posse. "Aracaju tem coragem para transformar", escreveu.