Cada vez mais municípios japoneses têm aprovado leis que proíbem a divulgação ou revelação da orientação sexual e identidade de gênero de alguém sem seu consentimento.
Nos últimos três anos, o número de municípios que aprovaram decretos sobre o assunto quintuplicou e chegou a 26 em 12 províncias japonesas, segundo um instituto de pesquisas local.
A medida reforça uma lei promulgada em junho que ajuda a promover a compreensão sobre minorias sexuais, mas que não abordava o "outing".
Segundo o site Kyodo News, em 2015, um estudante de pós-graduação se jogou do prédio de uma universidade após sua orientação sexual se tornar pública.
Três anos depois, a cidade de Kunitachi, onde fica a universidade, foi a primeira do país a aprovar lei que veta o "outing" de pessoas da comunidade LGBT.
No Japão, a homossexualidade ainda é um grande tabu. Há leis que proíbem a discriminação no trabalho somente em algumas cidades, como Tóquio. O casamento gay não é legalizado, nem adoção por casais homossexuais. Em algumas regiões pode-se conseguir um certificado de parceria civil que garante alguns direitos a casais de mesmo sexo.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.