A Defensoria Pública do Estado da Paraíba recomendou que a professora de biologia Rumanelly Reis faça nota de retratação por ter chamado gays de aberração.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Nesta semana, viralizou vídeo da docente, da Paraíba, em que ela cita trechos da Bíblia para criticar gays, lésbicas e transexuais.
"Homossexualidade, transgeneralidade e práticas sexuais não reprodutivas porque não vai (sic) gerar filhos… então acabou-se a espécie humana (…) é uma agressão até para os evolucionistas, sejam vistas como desvio, crime, mas isso foi forte, quem é que considera homossexualidade crime? Aberração, mas a Bíblia vê como aberração e pecado mesmo", disse a professora.
Para a defensora pública Remédios Mendes, a educadora desrespeitou a lei e a diversidade humana ao se expressar para além de suas convicções pessoais e religiosas.
Segundo o Parlamento PB, foi pedido que Rumanelly reconheça a legitimidade do movimento LGBT, a legalidade de suas ações e sua importância no contexto atual.
Foi recomendado também que a professora ministre palestras em escolas públicas de João Pessoa a respeito de homofobia.
A nota de retratação deve ser emitida de forma escrita e falada e com ampla divulgação nas redes sociais.
"Palavras proferidas por pessoa pública, que tem o condão de respeitar as leis e efetivamente os diferentes e a diversidade, bem como o Estado Democrático de Direito, reverberam no ciberespaço, sobretudo quando proferidas por professora, atualmente exercendo função em dois educandários nesta Capital", afirma o documento.