A drag queen Ruth Venceremos integrará a Secretaria Especial de Comunicação Social.
O convite feito pelo ministro Paulo Pimenta, que comanda a pasta, é para que Ruth seja assessora de diversidade e participação social.
A drag queen é personagem de Erivan Santos, pernambucano formado em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestre em educação pela Universidade de Campinas.
Erivan começou a se montar em 2015 e desde então iniciou trajetória de sucesso na cena LGBT do Distrito Federal, onde mora.
Ele é um dos fundadores do Distrito Drag, um dos principais grupos difusores desta arte no País, e militante pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) há muitos anos.
"O meu corpo, por si só, já fala, como eu costumo dizer. Sou uma bicha preta, nordestina, do interior de Pernambucano, com trajetória no MST", falou Ruth à Folha de S.Paulo.
"A gente viu que, no último período, as pautas que envolvem os direitos humanos foram excluídas do espaço do Executivo."
Ruth tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022 pelo DF. Recebeu 31.538 votos, não foi eleita, mas ficou como primeira suplência pelo PT.