O jornalista, gay assumido e ex-deputado federal pelo Psol Jean Wyllys afirmou ter sido alvo de homofobia pela esquerda. A declaração foi feita em live com o ex-presidente Lula (PT) na quarta 10.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Na conversa, Wyllys disse que ambos defendem o direito de Israel ser um Estado ao mesmo tempo de o povo palestino merecer autonomia.
Entretanto, o jornalista reclama que a esquerda atacou apenas a ele próprio por tal opinião. A diferença de tratamento teria explicação na homofobia do campo da esquerda.
"Curiosamente, você tem essa postura e eu também, mas eu fui duramente atacado pela esquerda, cara. A esquerda, setores da esquerda fizeram campanha difamatória terrível contra mim pelo fato de eu ter ido a Israel fazer palestra na Universidade Hebraica, pelo fato de eu defender a paz no Oriente Médio. E eu acho que você foi poupado das críticas porque você é um homem heterossexual. E eu sou um gay. Então a esquerda utilizou essa questão para me atacar, para fazer vazar a homofobia."
Lula não respondeu diretamente à justificativa posta por Wyllys, que visitou o país em 2016, o que gerou vários textos de pessoas de esquerda com ataques ao ex-deputado federal.
Nessas argumentações, Israel é tratado com Estado genocida e autor de violação aos direitos de palestinos.
A conversa, em tom muito amistoso, começou com Lula lembrando que em 1980 ele tinha participado de passeata a favor de metalúrgicos homossexuais.
Live, caros amigos - com @LulaOficial
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) June 11, 2020
https://t.co/EpvzhVRmkn