O piloto Sebastian Vettel deu exemplo de respeito e apoio a LGBT no Grande Prêmio de Fórmula 1 da Turquia, país onde é grande o ataque a direitos da comunidade.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
O alemão usou capacete com listras arco-íris e a mensagem: "Sem fronteiras, apenas o horizonte. Somente liberdade".
A pintura foi vista desde a sexta-feira 13, nos treinos de classificação para a corrida, que ocorreu neste domingo, em Istambul.
Segundo o Motorsport, o design do acessório é assinado por Jens Munser, nome famoso nesta seara e que já assinou capacetes usados por outros grandes pilotos, tais como Michael Schumacher, Fernando Alonso e Felipe Massa.
"O foco desse novo design do capacete é o arco-íris como um símbolo de diversidade das pessoas em um mundo unido em harmonia. O espectro de cores está inserido na cor básica do capacete, que varia do preto ao branco sem uma separação", explicou o artista em suas redes sociais.
Chama mais atenção ainda o fato de Vettel ter usado a peça em uma país no qual os direitos LGBT são desafiados constantemente.
Não há casamento ou parceria civil homossexual na Turquia, assim como leis anti-discriminação, possibilidade de gays doarem sangue ou adotar, dentre outros pontos.
A parada LGBT de Istambul já chegou a atrair até 100 mil pessoas em 2014, mas sempre foi alvo de intolerantes e sofreu ataques. Em 2015, a polícia atacou os participantes com jatos d'água. Desde 2016, o governo proíbe a marcha de sair às ruas.