A Eslovênia se tornou na terça 4 o primeiro país ex-comunista a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homossexuais.
A emenda sobre o direito de família foi aprovada por 48 deputados, com 29 parlamentares contra e uma abstenção.
Em julho, a Suprema Corte do país considerou que a lei que definia o casamento apenas entre homem e mulher discriminava casais gays e lésbicos.
Desde então, a decisão suspendeu esse artigo na legislação e ordenou ao parlamento que mudasse o texto dentro de seis meses.
O principal partido da oposição, Partido Democrático Esloveno (SDS), criticou a decisão do tribunal e organizou vários comícios em protesto.
“O melhor pai nunca substituirá a mãe e vice-versa”, disse a líder do grupo parlamentar SDS Alenka Jeraj na abertura do debate.
O país de 2 milhões de habitantes e membro da União Europeia (UE) desde 2004 se junta agora aos 17 países da Europa que legalizaram o casamento para casais do mesmo sexo.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.