Paradas do orgulho LGBT podem ser alvo de terroristas do Estado Islâmico.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
O alerta foi dado pelo serviço federal de investigação dos Estados Unidos, o FBI, e pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, no último dia 10.
"Organizações terroristas estrangeiras podem tentar cometer ou incitar violência contra a comunidade LGBTQIA+”, diz comunicado do FBI. Os alvos podem ser tanto eventos como locais abertos ao público.
A atenção é sobretudo para junho, quando se realizam boa parte das paradas arco-íris pelo mundo, por causa do Dia Mundial do Orgulho LGBT, celebrado em 28 do próximo mês.
O FBI cita tentativa de ataque por três simpatizantes do grupo terrorista à parada de Viena, em junho passado. Ele foram presos com facas na capital austríaca.
Em fevereiro de 2023, o Estado Islâmico divulgou artigo contra a comunidade LGBT. O texto sugeria que seus apoiadores atacassem ou que identificassem alvos.
Há oito anos, quando a boate LGBT Pulse foi atacada em Orlando, nos Estados Unidos, por um homem, que deixou 49 pessoas mortas, o grupo terrorista elogiou a cena de violência.
Os serviços de segurança do país afirmaram que é preciso levar a sério esse risco de ataque.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.