Evento vai ajudar drag queens vítimas de enchente em Porto Alegre

Famoso pela frequência LGBT, Bar Ocidente sedia show

Publicado em 04/06/2024
Laurita Leão, drag queen de Porto Alegre
Laurita Leão foi idealizadora da noite que terá performances de vários artistas

Maior calamidade na história recente do Rio Grande do Sul, as enchentes que tomaram conta de quase todo o Estado, entre abril e maio, deixaram mortos, feridos e milhares de desabrigados.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

A onda de solidariedade agora vai incluir parcela da comunidade LGBT que costuma brilhar nos palcos, mas que agora precisa recuperar um pouco de sua luz: as drag queens.

Será realizado nesta quarta 5, no Bar Ocidente - um dos mais tradicionais endereços culturais de Porto Alegre e com grande frequência de LGBT - show com renda revertida para os atores transformistas.

Em meio ao caos que se tornou a capital gaúcha, as casas noturnas foram fechadas e os artistas se viram sem trabalho.

A iniciativa é do ator Lauro Carvalho, também conhecido por sua drag Laurita Leão.

"O Ocidente se propôs a ajudar muitas casas noturnas e eventos da cidade, que não têm como ser realizados", explicou Lauro ao Guia Gay.

"Então, sugeri uma noite com artistas transformistas, onde a renda seria revertida para nós. Alguns destes perderam tudo o que tinham, tiveram de abandonar suas casas", lastima o artista.

"Este é um evento para minimizar situações como estas, enquanto o Poder Público não aponta uma direção. Vários segmentos das artes, como coletivos de teatro, música e literatura, estão realizando ações semelhantes."

Uma das artistas afetadas foi a drag queen Leticia Dumont. Com 24 anos de carreira, Leticia, que vive em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre, conta que perdeu quase tudo.

"Salvaram-se só a louça e algumas roupas. O resto foi tudo", diz a artista. Muito de seu material de trabalho e da sua vida nos palcos se foi.

"Cada dia eu tentava salvar minhas produções. Não tinha como lavar, foi muito torturante", relembra. "Ver tudo aquilo que você construiu a vida toda se ir num piscar de olhos."

Cassandra Calabouço é uma das artistas que se apresentarão no evento. Ela pontua que não teve perdas materias nem humanas, mas precisou sair de casa e ficar na casa dos sogros por 17 dias. 

"Eu perdi trabalhos, deixei de ganhar porque sou artista, profissional autônomo", pontua. "As águas atingiram a todos aqui, mesmo aqueles em quem ela não cheou perto diretamente."

Cassandra critica os gestores municipal e estadual. "O prefeito é um canalha, o governador é uma gay direitosa. Ambos incompetentes, despreparados e absolutamente inaptos para lidar com essa catástrofe. Estamos numa situação muito difícil. É um momento desafiador porque a saúde mental está abalada."

Além de Laurita e Cassandra também se apresentam no Drag Show Solidário João Carlos Castanha, Lady Cibele, Charlene Voluntaire, Abigail Fosyer, Dylan Summers, Fabiellu Klimberly, Rebeca Rebu, Suzzy B e Gloria Crystal. Haverá discotecagem de Luciano Lima, dentre outros DJs.

O evento começa às 20h e o ingresso custa R$ 30. O Ocidente fica à Avenida Osvaldo Aranha, 960, Bom Fim.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.