Em livro póstumo, o papa Bento XVI afirma que existem "clubes homossexuais" em seminários da Alemanha.
"Che cos'è il Cristianesimo" (O que é o Cristianismo?, em tradução literal) foi lançado na Itália e traz textos inéditos do papa que morreu no último dia 31 aos 95 anos.
Joseph Ratzinger deixou explícito que os textos só deveriam ser publicados após sua morte. O motivo era a perseguição que ele diz que sofria por seus ideais conservadores.
"A fúria dos grupos contrários a mim na Alemanha é tão forte que o surgimento de qualquer palavra minha provoca imediatamente uma gritaria assassina", escreveu o pontífice em carta junto aos manuscritos.
Segundo o religioso, há "clubes homossexuais" em diversos seminários e que "agiam mais ou menos abertamente e que claramente transformaram o clima" nas escolas de sacerdotes.
"Em um seminário no sul da Alemanha, os candidatos ao sacerdócio e os candidatos ao serviço leigo viviam juntos", denunciou Ratzinger.
Ele também disse que um bispo chegou a permitir a exibição de "filmes pornográficos aos seminaristas, presumivelmente com a intenção de torná-los capazes de resistir a um comportamento contrário à fé".