Era para ser apenas uma foto para divulgar dois turistas curtindo a cidade. Entretanto, o beijo do casal de Brasília formado pelo dono da boate Victoria Haus Thales Sabino e pelo médico Éder Malta virou alvo de ódio de algumas pessoas homofóbicas.
Como reação, a página no Facebook Eu Amo Arraial do Cabo, que divulga a cidade da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, deu resposta exemplar sobre respeito acompanhada de recomendação a quem criticou a postagem para procurar psicólogo!
Em 27 de fevereiro, o perfil, com quase meio milhão de seguidores, havia publicado foto do casal, que passava uns dias na cidade, e acrescentado a legenda "Sim, todo amor é sagrado".
Dentre muitos likes e mensagens de parabéns pela postura inclusiva, apareceram opiniões contrárias à exibição de carinho de dois homens.
Uma delas foi: "Pensei que era uma página séria e familiar...me enganei, vazei...".
Outra avaliação falou sobre discrição. "Desnecessário uma postagem dessas. Tenho tantos amigos gays que não precisam se expor tanto."
A grande maioria das pessoas atacaram os comentários homofóbicos e deram apoio ao casal e à página.
Frente à celeuma, a Eu Amo Arraial do Cabo pronunciou-se por meio de mensagem em que defendeu a pluralidade e reforçou o compromisso de continuar a tratar todos amores de forma igualitária.
"Quem acompanha a página sabe que colocamos fotos de casais todas as semanas. Quanto aqui, quanto no Instagram. Mas infelizmente essa foto desagrada algumas pessoas. Nós da página, estamos cientes que a foto e a legenda falam de amor. Caso alguém se sentir ofendido, procure um psicólogo. Arraial do Cabo é uma das cidades que mais recebe turismo LGBTQ".
Os comentários negativos não parecem refletir o público da página nem atrapalharam o sucesso da foto.
Das 3,5 mil reações na imagem de Thales e Éder registradas até 5 de março, apenas 30 foram de raiva. Foto de um homem e uma mulher publicada em 28 de fevereiro tinha recebido apenas 628 reações até a mesma data. Nenhuma de raiva.