O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará novo levantamento para saber a orientação sexual da população.
Trata-se da edição 2023 da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).
A coleta de dados começou na segunda-feira 9. Ao todo, serão visitados cerca de 133 mil domicílios em mais de 2.500 municípios brasileiros.
O levantamento é amostral. As residências foram selecionadas por métodos estatísticos para representar o País.
Pela primeira vez, o público será questionado sobre identidade de gênero. Em 2022, a pesquisa incluiu apenas orientação sexual dentre suas perguntas.
Segundo aquele estudo, há 2,9 milhões de brasileiros homo ou bissexuais ou 1,8% da população (94,8% se declararam heterossexuais; 2,3% não quiseram responder; 1,1% disse não saber sua orientação e 0,1% respondeu outras orientações, tais como assexual ou pansexual).
De acordo com a Folha de S.Paulo, o IBGE ouviu ativistas LGBT para elaborar o questionário. Neste ano, mulheres serão entrevistadas por mulheres e homens, por homens, para se sentirem mais confortáveis.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.