O Jornal Nacional e o escritor Aguinaldo Silvaforam acusados de transfobia nas redes sociais ao tratar da morte da atriz trans Jane di Castro.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
No noticíário, o apresentador William Bonner tratou Jane, que morreu na sexta-feira 23 de câncer, no feminino. Entretanto, ao se referir a travestis de forma geral, usou o artigo masculino (veja aqui), o que causou revolta nas redes sociais.
Exijo retratação do @jornalnacional pelo desserviço prestado quando William Bonner tratou travestis com o pronome masculino! É inadmissível que ocorra tamanha transfobia após tanto trabalho educativo feito por pessoas trans há anos relativamente a tratamento social. Se desculpem!
— Caia na gandaia (@travestiviva) October 24, 2020
Quanto ao novelista, ele se referiu diretamente à artista com pronomes masculinos.
Mais
>>> Morre aos 73 anos a atriz trans Jane di Castro
>>> Famosos lamentam morte de Jane di Castro
"Jane di Castro. um grande artista, um batalhador, um sobrevivente de muitas lutas e muitos sofrimentos, alguém que nunca se curvou ao vitimismo e sempre foi uma pessoa otimista, hoje se foi. Meu querido de nossa quase infância e juventude: não digo adeus, apenas até logo", escreveu.
Jane di Castro: um grande artista, um batalhador, um sobrevivente de muitas lutas e muitos sofrimentos, alguém que nunca se curvou ao vitimismo e sempre foi uma pessoa otimista, hoje se foi. Meu querido de nossa quase infância e juventude: não digo adeus, apenas até logo. pic.twitter.com/jb0p8kx1FF
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) October 23, 2020
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) chamou o escritor de "canalha mau caráter" e que dessa forma ele rebaixa a existência de pessoas como Jane.
Você é um CANALHA mau caráter. Nem em nosso luto respeito a dor das pessoas trans. Não é a primeira vez que você zomba das pessoas trans com esse ar de “descuido”. O que só demonstra a sua transfobia e necessidade de rebaixar a existência de pessoas como Jane.
— ANTRA Brasil (@AntraBrasil) October 24, 2020
Dezenas de outros usuaríos da rede criticaram Aguinaldo, alguns, infelizmente, utilizando-se de homofobia e etarismo (preconceito contra idosos).
A atriz e cantora Jane di Castro não merece suas condolências. Ela, que sempre lutou com classe, talento e resistência é superior a sua transfobia e maldade. #respeitoaidentidadetrans
— Raul anjos (@Raulanjos4) October 24, 2020
Eu sou trans, a gente não deve ser colocada como ele, mas nesse caso posso te dizer que você pode ser um "autor" mas sendo esse ser transfobico e preconceituoso passa a não ser ninguém! Aprenda a respeitar a identidade das pessoas, aprenda a ser querido pelo público como ELA é.
— Driasty (@driasty) October 24, 2020
Ah, @aguinaldaosilva decepcionante sua tentativa de prestar uma homenagem dessas... Jane merece muito mais, retrate-se enquanto há tempo. #eternamentesou #respeito
— Rogério Pedro (@RogrioPedro19) October 24, 2020
Uma pena que ela se foi e vc continua aí vivo e escrevendo transfobia. Respeite as trans e as travestis, bee.
— clebisons (@clebisons) October 24, 2020
Mas é muito ESCROTO não respeitar sua identidade de gênero e querer pagar de solidário com o falecimento delA. Vai se tratar seu retardado!!!
— Mari Valentim (@marivalentim23) October 24, 2020
Caramba, nem na morte respeitam a identidade das pessoas trans! Toma vergonha! Se ela se apresentava como Jane, se via enquanto mulher, se tratava no feminino, por que esse desrespeito? É muito difícil usar o gênero com que ela se identificava? Dói muito?
— Alisson Freitas (@Ali_Freitas) October 24, 2020
Maricona velha ultrapassada ressentida, transfóbica!
— Nosli Melissa (@MelissaNosli) October 24, 2020
trata ela no feminino velho desgraçado
— leo. fic hyerim no ? (@bysatzu) October 24, 2020