Tem uma revolução arco-íris ocorrendo na Lituânia. E o provocador tem nome: Tomas Vytautas Raskevicius.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Em 2019, ele foi eleito o primeiro vereador abertamente da comunidade LGBT na capital, Vilnius.
Em outubro do ano passado, foi além e, com campanha como drag queen, tornou-se o primeiro deputado "arco-íris" do país. Agora, ele quer fazer mais história!
O objetivo de Tomas é colocar em votação, até março, projeto de lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Ele afirmou à agência de notícias Reuters saber que o país não aprovaria o casamento.
Ele está otimista por ter compromisso de parte do parlamento de colocar a proposta em análise. Agora, ele se dedica a fazer as costuras políticas para conseguir o placar necessário.
O desafio é grande. O país europeu faz fronteira com a Polônia, onde há cidades que se declaram zonas livres de LGBT. A influência da homofóbica Rússia também é grande.
Tanto é que na Lituânia, com 2,8 milhões de habitantes, é crime difundir informações positivas sobre orientação sexual e identidade de gênero.
A legislação é igual à russa: considera essa atitude "propaganda gay", o que seria ofensiva a crianças.
A situação na terra natal de Tomas, de toda forma, tem avançado. Hoje, o país penaliza a discriminação contra LGBT e, desde 1993, legalizou o sexo entre dois homens.