País europeu que constantemente coloca direitos LGBT em cheque, a Polônia viu sua capital se colorir com as cores do arco-íris neste sábado 17.
Milhares de pessoas participaram da Marcha da Igualdade, como é chamada a parada LGBT de Varsóvia.
A principal bandeira desta esta edição do evento foram as eleições, que serão realizadas no fim do ano no país.
O partido que está atualmente no poder, o Lei e Justiça (PiS), atacou a comunidade em outros pleitos se opondo ao que denominam "ideologia LGBT".
É esperado que eles façam o mesmo este ano, usando pautas como casamento homossexual (que ainda não é legalizado por lá) e ensino de questões LGBT nas escolas.
"Tenho quase 100% de certeza que acontecerá novamente este ano”, disse Alicja Herda, uma das organizadoras da marcha, à agência Reuters."
"Mas não estou muito preocupada porque somos uma comunidade muito forte e não será fácil nos impedir de fazer nossas paradas de orgulho porque é ok ser quem você é."
O PiS defende, por exemplo, que ampliar casamento e adoção para casais gays e lésbicos ameaça as estruturas tradicionais da família e é prejudicial às crianças.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.