O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet foi condenado a pagar R$ 5 milhões por homofobia e racismo contra o piloto britânico Lewis Hamilton.
Na sexta-feira 24, a 20ª Vara Cível de Brasília deu a setença. Ainda cabe recurso.
A ação foi movida pela Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e Francisco de Assis: Educação, Cidadania e Direitos Humanos.
Em conversa com o Canal Enerto, do Youtube, em 3 de novembro de 2021, Piquet comentava sobre o acidente envolvendo Hamilton e Max Verstappen, piloto holandês que é casado com sua filha, no Grande Prêmio da Inglaterra.
Ele comparou a atitude de Hamilton com a de Ayrton Senna (1960-1994) com o qual se envolveu em uma mesma disputa naquele circuito em 1990.
"O ‘neguinho’ [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto .O neguinho deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu (…) o ‘neguinho’ devia estar dando mais o c* naquela época.”
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.