Junho é pequeno demais para o gigantesco orgulho LGBT no Brasil. Neste fim de semana, três eventos abrem o calendário de paradas arco-íris no País, o segundo do mundo com mais marchas do gênero.
A primeira de todo território nacional em 2023 será a caminhada de Custódia, município do semi-árido pernambucano e a 337 km do Recife. As ruas da cidade ficarão coloridas no sábado 14.
O secretário do coletivo que organiza o evento, Lucival Almeida, explicou o motivo da escolha do primeiro mês de 2023 para fazer a marcha, que completa 13 anos.
"Sempre foi em janeiro para aproveitar o movimento de mais pessoas na cidade. São férias. Custódia fica cheia. Então aproveitamos. E gostamos de ser a primeira parada de Pernambuco."
No domingo 15, será a vez das marchas de Candeias (BA) e Barra do Piraí (RJ), que recebe a 12ª Parada da Diversidade do Sul Fluminense.
Líder da manifestação baiana, Jivanildo Fagundes, mais conhecido como Gatinho, explicou que essa edição não foi planejada inicialmente para o início do ano.
"Estamos fazendo agora porque não foi possível realizar a parada em outubro de 2022."
Aos poucos, as cerca de 270 marchas brasileiras têm divulgado as datas para este ano. A parada de São Paulo realizará sua 27ª edição no domingo 11 de junho.
Veja as datas em nosso calendário, o único que mostra as datas das paradas do orgulho LGBT no Brasil.