Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Bolívia, Luis Arce Catacora, lembraram do Dia Internacional da Visibilidade Trans, celebrado na quarta-feira 31.
"Direitos trans são direitos humanos", divulgou Biden nos stories de seu perfil no Instagram.
E continuou: "Estou convocando todos os americanos a se juntarem a mim na elevação do valor e da dignidade dos transgêneros americanos. Juntos, podemos eliminar a discriminação e cumprir a promessa de nossa nação de liberdade e igualdade para todos."
No mesmo dia, Biden eliminou restrições para que pessoas trans sirvam nas Forças Armadas do país, impostas por Donald Trump.
A nova política permite que oficiais trans sirvam à nação abertamente e tenham acesso a tratamentos médicos para a transição de gênero.
No Twitter, o presidente boliviano também lembrou a data e saudou ativistas de direitos humanos que lutam diariamente contra o preconceito.
"Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar pela despatriarcalização e cumprir o mandato constitucional de proibir todas as formas de discriminação com base na identidade de gênero", escreveu.
Reafirmamos nuestro compromiso de trabajar por la despatriarcalización y de cumplir el mandato constitucional de prohibir toda forma de discriminación fundada en la identidad de género.
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) March 31, 2021