O ativista LGBT e teólogo Sergio Viula, morador do Rio de Janeiro, criticou a animosidade vinda de algumas travestis e transexuais contra gays.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
O ponto de partida veio de caso específico: o ataque da trans Luciana Vasconcelos a Carlos Tufvesson, ativista, ex-chefe da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS) - órgão da prefeitura carioca -, estilista e pré-candidato a deputado estadual pelo PV.
Recentemente, em evento no grupo Pela Vidda - RJ, Luciana desqualificou Tufvesson com acusações de desvio de verbas e pelo fato de ele ser branco, gay e cisgênero.
O vídeo ganhou as redes sociais. O estilista prestou queixa na delegacia por conta da fala de Luciana.
Além de defender especificamente o estilista, Viula, conhecido por ter já liderado grupo de cura gay no Brasil, confronta a postura de transgêneros que atacam homossexuais por conta da orientação sexual, gênero, etnia e cisgeneridade.
"Está rolando uma mania agora de querer transferir para quem é branco, gay, classe média a culpa de todas as desgraças que as pessoas negras, trans e de classe baixa já passaram na vida", avalia.
E continua: "Não são brancos gays classe média a razão da desgraça das trans, negras, classe baixa. O culpado de tudo isso é um sistema gigantesco e complexo contra o qual muitos homens gays brancos de classe média estão lutando e já lutaram."
Veja no vídeo abaixo a partir de 7'.
O blog de Tony Goes mostra foto em que Luciana abraça o prefeito Marcelo Crivella (PRB), rejeitado pelo movimento LGBT por posturas retrógradas em relação à cidadania LGBT em toda sua carreira política.