Único atleta abertamente gay das cinco principais ligas esportivas norte-americanas (que incluem o basquete e beisebol), Collin Martin contou como foi o processo de assumir.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
"Nos últimos seis meses, mais ou menos, fiquei pensando em sair do armário. Junho foi o mês do Orgulho Gay, e achei que seria o momento certo. Queria que os torcedores me vissem representando todos eles naquela noite como um homem gay assumido e queria me sentir orgulhoso disso", contou o jogador ao O Globo.
Mais
>>> Jogador de futebol Collin Martin assume-se gay
Aos 23 anos, Martin, que joga no Minnsesota United, declarou em 29 de junho que é gay e que recebeu apoio de todos a sua volta. "Eu quero aproveitar este momento apra encorajar outros que praticamente esporte profissionalmente", disse em suas redes sociais.
Ao O Globo, o atleta revelou que levou de três a quatro dias para escrever a declaração. Depois, pediu à tia de um amigo, que é editora de livros, para revisá-la. "Queria que fosse conciso e direto, mas também sincero."
Martin disse que os dirigentes do clube onde joga já sabiam de sua orientação sexual desde que o contrataram e que nada mudou desde então.
"O apoio foi extretamente positivo. os jogadores não mudaram em nada. Em termos de tratamento, não mudou nada", disse. "Espero que no futuro mais jogadores saiam do armário para que as próximas gerações não tenham que se preocupar com a sexualidade e seu lugar no esporte. Todos têm de se sentir incluídos."
Ele aconselha que primeiro o atleta confie na família e nos amigos próximos e depois se abra para os companheiros de equipe. "Acho que precisamos falar mais sobre essas questões no futebol e ver os gays como uma coisa natural no esporte."