Veja manobra de evangélicos contra casamento gay no Senado

Comissão aprovou projeto nesta quarta 3, entretanto 'Bancada da Bíblia' apresentará recurso para que projeto seja votado no plenário

Publicado em 03/05/2017
Evangélicos manobram para barrar projeto de lei do casamento gay no Senado
Articulação da chamada Bancada da Bíblia conta com parlamentares do PRB, PR e PSDB

Foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, nesta quarta-feira 3, o projeto que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O senador Magno Malta (PR-ES), no entanto, anunciou que apresentará recurso para que ele vá ao plenário do Senado e lá tentar barrar o que ele chama de "aberração". A ida para avaliação de todos os senadores fará a tramitação da proposta demorar e coloca o projeto sob risco de ser rejeitado. 

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o político homofóbico tentou uma manobra antes mesmo da aprovação do PL na comissão nesta quarta.

Após a primeira votação do projet, Malta apresentou uma emenda que foi rejeitada hoje pelo relator Roberto Requião (PMDB-PR). A emenda pretendia manter no Código Civil a instituição do casamento determinada apenas como aquela formada por um homem e uma mulher.

Requião lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu as uniões homossexuais e que esse é o princípio admitido por lei. Malta queria a mudança baseada em "princípios morais que não admitem o casamento homoafetivo". Para o parlamentar, "esse é um país majoritariamente cristão. Tenho certeza de que lá no plenário nós mandaremos para o lixo (o projeto), onde é o lugar devido".

O senador tem apoio dos seus colegas Eduardo Amorim (PSDB-ES) e Eduardo Lopes (PRB-RJ), integrantes da chamada Bancada da Bíblia, e precisa de mais oito senadores. Segundo a reportagem, ele disse já ter assinaturas suficientes. O recurso precisa ser apresentado em até cinco dias úteis. Caso não consiga, o projeto vai diretamente para a Câmara dos Deputados. 

O projeto de lei é de autoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que celebrou a segunda votação do mesmo. "Gostaria de comemorar o que foi votado hoje. Finalmente, tivemos um avanço significativo", afirmou Marta.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.