10 artistas LGBT são foco de exposição em Brasília

Mostra integra Festival LGBT de Arte e Cultura Brasília Orgulho

Publicado em 19/11/2019
A Arte do Ser: mostra tem 10 artistas LGBT de Brasília
Exposição fica em cartaz até dia 30. Foto Divulgação

A partir desta quarta-feira 20, os brasilienses poderão admirar, se inspirar ou conhecer 10 artistas locais na mostra Arte de Ser.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A exposição tem foco em artistas LGBT e integra o Festival LGBT de Arte e Cultura Brasília Orgulho, que foi concebido pela parada LGBTS de Brasília. A produção artística é da ONG Habra. 

O cocoordenador do coletivo Brasília Orgulho Welton Trindade selecionou 10 nomes que são, por sua trajetória, capacidade criativa e resistência, exemplos da, como diz o material de divulgação, "beleza (sempre necessária e urgente) da arte e de ser".

"Arte como ofício. Arte como expressão. Arte como afirmação. Ser LGB ou T e artista em uma sociedade que, mesmo com tantas evoluções, ainda demonstra certo nível de incompreensão com aquilo que é diverso e eleva a força e a importância da criação e da vivência artística", explica Trindade.

Dentre os artistas convidados estão o reconhecido ator, diretor e professor da Universidade de Brasília (UnB) Hugo Rodas, a atriz e produtora cultural Tereza Padilha, a drag queen Rafizza Falafel e a escritora trans Luana Moreira.

Responsável pelas fotografias, Cynthia Pastor diz que buscou referências nos primórdios do movimento LGBT, tal como Stonewall.

"Eu me inspirei no princípio dessa luta e fiz uma timeline mental que vai até a criminalização da homofobia no Brasil, agora em 2019. As fotografias representam, sobretudo, um ato político de resistência contra todo tipo de preconceito", afirma a fotojornalista.

Por fim, ela destaca que em se tratando de linguagem visual, se baseou em capas de grandes revistas dos anos 1980, rememorando publicações como: Vanity Fair, Rolling Stone, W Magazine, Harper’s Bazaar, People, Esquire, ELLE e a Vogue. E destaca: "Foi muito especial relembrar meus anos de colaboração com a Vogue RG em Brasília, nos anos 2000. As imagens concebidas acentuam essa nostalgia", conclui.

A curadoria, a edição e a montagem da mostra têm assinatura do diretor de arte multimídia Gero Tavares, do Studio Tavares.

Arte de Ser fica em cartaz até dia 30 no Teatro Mapati. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.