70 personagens LGBT icônicos das novelas e séries brasileiras

Os primeiros beijos gays e lésbicos, as primeiras atrizes travestis, as sequências vetadas e polêmicas

Publicado em 18/09/2020
70 personagens LGBT icônicos das novelas e minisséries da TV brasileira
Casais, beijos, personagens: diversidade conquistada aos poucos na televisão

Nesta sexta-feira 18, completa-se 70 anos da inauguração da TV Tupi, em São Paulo, a primeira emissora de televisão do Brasil. Anos depois, passou-se a comemorar nesta data, o Dia da Televisão.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Formadora de opiniões e reflexo da sociedade, a TV, aos poucos, foi incluindo a comunidade LGBT. Em doses homeopáticas para que a audiência média nos assimilasse.

Em 70 anos de história, conquistamos o direito de estarmos na televisão, de formamos casais, de beijarmos e de nos unirmos formalmente à pessoa amada. 

Durante este processo, teve peão homossexual que não pôde se assumir, muitos casais que deixavam apenas a entender que viviam juntos, beijo gay vetado e beijo lésbico que motivou boicote a uma novela.

Em 1981, Fernanda Montenegro brigou com o autor de Brilhante, Gilberto Braga, exigindo que ela pudesse falar a palavra "homossexual", já que parte da audiência não entendia que ela, a vilã da trama, não aceitava a homossexualidade do filho Inácio (Denis Carvalho). E isso prejudicava o andamento da novela.

A censura não deixava, mas Fernanda tanto pressionou que Gilberto conseguiu colocar na boca de Vera Fischer, a protagonista, a frase "os problemas sexuais do seu filho", dirigida à vilã. 

São muitas as vitórias de nós, LGBT, durante sete décadas. Seja em novelas, séries ou minisséries, confira no vídeo o que selecionamos como os 70 personagens LGBT mais icônicos da teledramaturgia brasileira:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.