Com vários nomes da comunidade LGBT no elenco, uma série brasileira abordará a epidemia da aids nos anos 1980.
Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente é o nome da produção da HBO Max que será estrelada por Icaro Silva, Johnny Massaro e Bruna Linzmeyer.
O título da obra faz menção ao aviso que toda empresa aérea exibe antes dos voos.
A história gira em torno de funcionários de uma companhia aérea que traficam AZT, primeiro medicamento mundialmente conhecido criado para combater o vírus HIV.
Quem comanda o esquema é o comissário Fernando (vivido por Massaro).
O antirretroviral só foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1987.
A produção é baseado em fatos e contou com colaboração da infectologista Marcia Rachid.
Escrita por Leonardo Moreira e Patricia Corso, "Máscaras" será dirigida por Marcelo Gomes (de filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus e Paloma) e produção da Morena Filmes.
A série terá cinco episódios e começa a ser gravada em novembro. A estreia está prevista para 2024.
O tema não é novidade para Johnny Massaro. No ano passado, o ator interpretou, em Os Primeiros Soldados, um jovem que contrai HIV, também nos anos 1980, e se une a duas outras pessoas, num sítio, numa tentativa de frear a doença com drogas experimentais.
Já em Clube de Compras Dallas, vencedor de três Oscar em 2014, os efeitos colaterais do AZT são abordados. Na história, o protagonista (Matthew McConaughey) resolve contrabandear vitaminas e outras substâncias que acredita serem menos nocivas à saúde do que o AZT para uso próprio e de outros soropositivos.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.