Série sobre o pai da aviação, Santos Dumont passa ao largo de sua sexualidade.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
A produção, que estreou neste domingo 10, na HBO, investigou o assunto, mas o deixou de fora da história.
"A gente conversou com muitas pessoas e, de fato, todo mundo tem uma opinião diferente. Alguns escreveram que ele era gay, outros falaram que tinha namoradinhas entre as vedetes francesas, outros que ele morreu virgem. E talvez haja uma quarta opção que é tudo isso ao mesmo tempo", contou um dos codiretores da série, Estêvão Ciavatta, ao Notícias da TV.
"Mas isso não é importante na nossa história", continua. "Que é muito mais sobre um cara que tem esse desejo [de inventar], mas tem dificuldades também."
Fernando Acquarone, outro dos diretores, fala sobre o tema. "Ele é um personagem muito misterioso, enigmático. Acho que é isso que o torna tão interessante. Os sentimentos humanos são tão imprevisíveis, tão difíceis pra ele, que eu acho que ele preferia focar a atenção dele em outro lugar, onde ele se sentia mais à vontade."
A série, que tem seis episódios, mostra Santos Dumont, de um garoto em uma fazenda no interior de São Paulo, até fazer vários testes em aeronaves em Paris, onde morou.
O aviador fez os primeiros voos com balões dirigíveis movidos a gasolina em 1906, ao contornar a Torre Eiffel, na capital francesa. Suicidou-se aos 59 anos, em 1932, no Guarujá, litoral de São Paulo.