Filme sobre o início da epidemia da aids no Brasil, Os Primeiros Soldados venceu a 25ª Mostra de Cinema de Tirandentes, um dos festivais voltados à sétima arte mais importantes do País.
O longa recebeu o Prêmio Carlos Reinchenbach ao ser escolhido pelo júri jovem, composto por estudantes, na mostra Olhos Livres. Os vencedores foram divulgados no sábado 29 na cidade mineira.
Dirigido por Rodrigo de Oliveira, o filme tem Johnny Massaro, Vitor Camilo e Renata Carvalho nos papéis principais.
"Tiradentes é o lugar mais especial do cinema brasileiro para mim. É onde minha carreira começou. Retornar à Mostra com esse filme e receber um prêmio é muito forte simbolicamente", afirmou o cineasta capixaba.
Oliveira comemorou ter sido eleito por um júri de pessoas jovens. "Isso significa que o nosso propósito original, de resgatar a história dos primeiros heróis da luta contra os estigmas do HIV/AIDS e trazer essas questões para o presente, encontra eco numa geração que continuará essa luta iniciada há quase 40 anos atrás."
O filme se passa no réveillon de 1983 em Vitória. O biólogo Suzano (Massaro) percebe transformações assustadoras em seu corpo. Em meio ao desespero, ele une ao videomarker Humberto (Camilo), também gay como ele, e à artista trans Rose (Carvalho), igualmente doentes. Eles tentarão sobreviver à primeira epidemia onda da epidemia da doença.
Os Primeiros Soldados ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial.