Historicamente, a literatura é uma forma de empoderamento e resistência em momentos nos quais as minorias necessitam de apoio.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Nada melhor, então, do que se presitigiar a II Jornada de Poesia LGBT+ que será realizada entre 29 e 31 de agosto em Brasília.
Promovido pelo Instituto LGBT+, o evento prestará homenagem à escritora Cassandra Rios, pioneiro em literatura homoerótica feminina no País.
Nascida em 1932, Cassandra publicou seu primeiro livro, de temática lésbica, aos 16 anos, em 1948.
A escritora enfrentou a censura em 37 de suas obras, que perpassam a época da Ditadura Militar no Brasil. Ela foi durante décadas a autora mais lida do Brasil. Paulistana, Cassandra morreu vítima de câncer, aos 69 anos, em 2002.
"O erotismo será a força que moverá essa nossa jornada. Como a poesia pode representar, criar e transformar nosso erotismo? Como a poesia pode afetar nossos corpos, desejos, imagens, autoimagens, sensações, toques e experiências? Como nosso erotismo pode irromper as opressões, as censuras e autocensuras?", pontua a instituição a respeito do evento.
O espaço está com inscrições abertas para pesquisadoras, escritoras, pensadoras e grafiteiras que se interessem em ministrar oficinas no encontro.
As oficinas devem se relacionar com temas como "escrituras e oralidades lesbianas", "erotismo e poder" e "autoerotismo e criação poética", dentre outros.
Interessadas podem se increver, até dia 26, clicando neste link.