Uma fala homofóbica dentro do BBB24 gerou discussão nas redes sociais e dividiu o público entre quem "passou pano" e quem criticou a declaração.
Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
Após ser indicado ao paredão, no domingo 14, Davi discutiu com Nizam.
Alterado, Davi disse: "Eu sou homem, eu sou homem, seu puta! Eu sou homem, parceiro, eu sou homem, não viaje, não. Não viaje comigo, não. Eu sou homem, essa desgraça. Não sou viado. Tenho 21 anos, meu pai me fez foi homem."
No X (antigo Twitter), inumeras pessoas disseram não terem visto homofobia na fala do motorista de aplicativo. Muitos justificaram a manifestação pelo fato de Davi ser de origem pobre de um bairro periférico de Salvador. Outros acreditaram que tratava-se apenas de "gírias" usadas na capital baiana.
Davi usando “eu sou homem, não sou viado não” isso é um jargão mto usado aqui na bahia
— Luquinhxs (@lucxsdisouza) January 15, 2024
(msm eu não concordando, passo pano) #BBB24 pic.twitter.com/k3iIwNPKBB
namoral se vocês querem cancelar o davi por conta dessa fala “eu sou homem e não viado” sinto muito mas vocês vão cancelar 99% dos baianos. a fala dele não tem nada a ver com “masculinidade” ou “sexualidade” pelo amor de deus…. PAREM DE SER CHACOTA GENTE
— ? (@ludcrfs) January 15, 2024
gente o davi ter falado "eu sou homem e não v1ado" é uma giria muito usada na bahia, muito famosa. não é uma expressão pra ofender. vcs tao nervosos com o favoritismo dele e tao tentando queimar o menino #BBB24 pic.twitter.com/hYU9n3JuPH
— dgzin (@starkbizzler) January 15, 2024
Mas parte dos usuários apontou a homofobia na fala, ainda que "estrutural". Para essas pessoas, ainda que seja comum ouvir esse tipo de coisa, seja na Bahia ou no restante do País, está errado e deve-se apontar o preconceito para que não se repita.
não aguento como homofobia é sempre minimizada nessa rede tipo NUNCA vão admitir que é errado pic.twitter.com/yod0CKS1cl
— g u i l h e r m ø (@guiIhermou) January 15, 2024
Desde quando viado é gíria na Bahia, gente? Viado é jeito de tratar os gays com homofobia do Oiapoque a Chuí. Não quero que o menino saia mas tbm não vamo fingir que isso não é homofobia. Tá? Então, tá! Bjo de luz
— Maicon Santini (@maiconsantini) January 15, 2024
Quando a pessoa HÉTERO fala “eu sou homem, não sou viado” ela está SIM sendo homofóbica.
— VH (@thehecky) January 15, 2024
Não importa de onde ela é e se é comum usar “viado” como gíria. Nesse contexto basta ter meio neurônio pra perceber que o “sou homem” é igual a “sou hétero” e o “viado” é algo negativo.
Gíria: É aí, viado? Fez o que hoje?
— Henrique Haddefinir (@Haddefinir) January 15, 2024
Homofobia: Não venha falar comigo assim não que eu sou homem; não sou viado!!
PRECISA DESENHAR????
Ah faça-me o favor….
“Eu sou homem, não sou viado não.”
— Gíria baiana (@felipesiewes) January 15, 2024
Isso independe de letramento LGBT+ do negro de origem pobre. É mau-caratismo mesmo. Esse argumento em 2024… vsf pic.twitter.com/Y4pZpOFrQn
Ainda na noite do domingo, Michel, que é assumidamente gay, chamou atenção de Davi pela sua declaração. O brother apontou que a fala homofóbica foi dita em frente a todos na sala e repetida no quarto.
Pronto gente ELE reconheceu o erro! Precisou mesmo de todo o malabarismo raso pra defender a homofobia do seu fav??? Kkkkk #BBB24 pic.twitter.com/fy92GZZ1RX
— Rey (@melodotabaco) January 15, 2024
"Deixa eu te falar, te dar um toque agora, de coração. Cuidado com o você fala. Os meninos falaram que você falou alguma coisa, eu não escutei. E aí, no quarto, você repetiu. Então isso é muito delicado. Pega muito mal, porque você pega uma minoria que a gente luta pra c* pra não ter isso", avisou o professor de geografia.
Davi, então, se desculpou. "Eu entendo, eu entendo. E peço desculpas a você", disse.
Michel continuou: "E os meninos falaram que o que você falou ali fora pegou mais do que eu tinha escutado ali no quarto. Ali no quarto eu achei que poderia ter sido uma maneira de expressão que infelizmente as pessoas ainda tendem a usar."
"É porque eu estava estressado, mas não foi nenhum modo de querer te machucar", disse Davi.
"Eu falo por mim e por todos iguais a mim", esclareceu Michel.
Davi prosseguiu com o pedido de desculpas: "Te respeito muito, acho você um cara bacana. Não tenho nada contra você nem sua personalidade, o que você é ou deixa de ser, o que vale é a amizade. Independentemente do que você for, tem que manter o respeito. Eu tava de cabeça quente, mas nada para querer machucar nem você nem ninguém."
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.