Primeira torcida homossexual de futebol do País, a Coligay virará tema de minissérie a ser lançada em 2025 pelo Canal Brasil.
Com direção de Paulo Machline e Rafael Gomes, a obra será encampada pela produtora Ventre Studio.
A Coligay nasceu em plena ditadura militar, em 1977, e reunia torcedores do Grêmio. Ela seguiu até 1983.
Idealizada por Volmar Santos, proprietário da extinta boate Coliseu, a torcida teve sua história contada no livro Coligay - Tricolor e de Todas as Cores, assinado por Léo Gerchmann, em 2014.
É nesta obra que se baseará a minissérie.
"Não conhecíamos a história e nos encantamos. Existiu uma torcida organizada gay nos anos 70 e 80? Em Porto Alegre? E foi abraçada pelo resto da torcida gremista? Ela remete a personagens progressistas, divertidos e apaixonados por futebol, num Brasil que vivia uma ditadura militar", afirmou João Queirzo, sócio da Ventre ao site Tela Viva.
"No meio de tanta repressão e justamente num ambiente predominantemente machista, surge um grupo dispostao a desafiar as normas com sua torcida alegre e colorida. E é um sucesso", acrescenta.
"Contamos com o livro, com a aproximação a personagens da época através de entrevistas, com o acervo do próprio Grêmio e também com muita criatividade de um grupo talentosíssimo de roteirista e diretores para recriar a época e também criar em cima."