Para promover debate e dar visibilidade a questões de direitos humanos, o Sesc Taguatinga Norte realiza a Semana da Diversidade LGBTI entre 18 e 24 de setembro.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
O evento, que tem apoio da 12ª Parada LGBTS de Taguatinga - que acontece no dia 24 - reunirá música, cinema, teatro, oficina e até uma feira de livros voltados à nossa comunidade.
Na abertura, na segunda-feira 18, às 20h, haverá show de Gloria Groove. A drag queen, criada na Zona Leste de São Paulo, lançou este ano seu álbum de estreia, O Proceder, com oito faixas de trap. A cantora fala e militância, cultura drag e autoestima.
Na terça 19, o universo drag continua em pauta com uma oficina sobre o tema comandada por Alice Bombom, a partir de 16h. Às 20h, no mesmo dia, rola show do Cantigas Boleráveis. Surgido em 2013, o grupo formado pelos amigos Victor Carballar e Denver Moura, da Cia. Trazeiros, mistura performance, música latina, teatro e diversidade cultural. Logo após, às 21h, tem debate com o tema da parada "Juntos formaremos um arco-íris, você não está só!".
A programação continua na quarta 20 com o Cine Sesc da Diversidade. Às 19h, haverá exibição de Bichas, o Documentário, de Marlon Parente. Às 20h, serão mostrados os curtas Entre Cores e Navalhas, Allice e Vagabunda de Meia Tigela, todos do DF, além do clássico paulistano Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro. Após os filmes, haverá debate com diretores e elenco das produções.
Na quinta-feira 21, às 20h, terá o Humor de 5ª Especial: Viva a diversidade. Será realizado um concurso de talentos LGBTI com apresentação de stand-ups, cenas cômicas, dublagens, performances de canto e dança, além de uma homenagem à brasiliense Allice Bombom.
Na sexta 22, também às 20h, o Teatro Paulo Autran vai receber a peça Adaptação, do grupo Teatro de Açúcar, que conta a historia de personagens em um momento de adaptac?a?o como meio de sobrevive?ncia. Após a apresentação, rolará o debate "O movimento LGBTI e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual".
Às 14h do sábado 23 é hora uma feira de livros e serviços para a comunidade LGBTI e dança stiletto. Já às 17h será exibido o documentário Todo Mundo Vai Saber, seguido pelo debate "Da invisibilidade à luta – O que é ser LGBTI na periferia". A peça Adaptação vai ser encenada novamente às 20h e logo após acontecerá a palestra "A transgeneridade e o movimento feminista", com participação da Comissão de Diversidade da OAB.
A programação da Semana da Diversidade se encerra no domingo (24), dia em que será realizada a Parada LGBTS de Taguatinga. A concentração será feita na Praça do Relógio a partir de 13h.