O cantor santista Silvino, de 26 anos, lançou nas principais plataformas de streaming o single Húmus.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
A música, homônima ao primeiro EP do cantor, é definida como um "canto à ancestralidade LGBTQ+". "Somos milenares. Nossos corpos, afetos, identidades, sexualidades...", fala o cantor ao explicar a concepção da letra.
Silvino despontou no cenário independente no ano passado ao lançar a ótima música Olhos Amarelos, que fala sobre sua vivência com o vírus do HIV e sobre a construção social da aids, atingindo mais de 250 mil visualizações em redes sociais, além de elogios vindos de nomes como Elza Soares.
Junto ao novo single, o artista lançou a campanha de financiamento coletivo para a gravação do "Manifesto Húmus", para viabilizar o vídeo oficial da canção. O cantor da Baixada Santista promete vir mais político e sagaz.
A pergunta principal do vídeo é: quais planos de governo pautarão os direitos das populações LGBTQ+? O manifesto-visual apontará o suprimento do respeito à identidade de gênero e orientação sexual no texto final da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a importância da SUG 42/2017 para viabilizar um novo caminho para a criminalização contra LGBT no Brasil.
Silvino promete alinhar arte e política no seu novo trabalho, em um ano de crescente pensamentos fascistas no País. O manifesto será elaborado conjuntamente com o público interessado por meio das redes sociais do cantor.
A filmagem será aberta à participação do público estando prevista para ocorrer em julho , na Praça dos Andradas, em Santos, importante lugar de resistência política e cultural da região.
A música pode ser ouvida nas principais plataformas de streaming. Para colaborar com o projeto as pessoas podem fazer doações por meio do site de crowdunfunding Vakinha clicando aqui até 22 de junho.