A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) condenou imagem do cantor Lil Nas X que simula gravidez chamando-o de transfóbico.
Em suas redes sociais, na quarta-feira 15, a entidade fez postagem sob o título "Gravidez não é fantasia!" a respeito da imagem que o rapper, abertamente gay, usou para anunciar lançamento de seu próximo disco, duas semanas atrás.
"Lil Nas X de forma totalmente irresponsável e descuidada - transfóbica até - se fantasiou de grávido sem qualquer tipo de discussão ou reflexão em torno dos problemas enfrentados por mulheres, homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar", escreveu a associação.
E continuou: "É uma ofensa a mulheres que podem engravidar ver a gestação ser usada como uma jogada de marketing tão problemática como Lil está fazendo e isso deve parar. Pessoas morrem sem acesso aos cuidados de saúde na gestação ou sem direito/acesso ao aborto seguro."
"Para as pessoas que dizem 'mas Lil Nas X é queer e negro!' Ser queer e/ou negro não torna ninguém imune a ser transfóbico. Algumas pessoas cis queer e negras são transfóbicas!'
Para a Antra, com a foto, o cantor está ignorando "as experiências vividas por homens trans, que enfrentam discriminação e assédio durante a gravidez".
"E mais uma vez, a cisgeneridade se apropriando das vivências e da narrativa de pessoas trans para lucrar. Homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gerar seguem invisibilizades, mesmo depois dessa discussão e por isso esse close foi erradíssimo!"
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.