Gil do Vigor foi aplaudido por uns e detonado por outros após um post em que critica a atitude do governo Lula de reconhecer a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela.
"Infelizmente, a política foi tomada pela ambição pelo poder", escreveu o economista no X. "O medo do destrono GRITA, fazendo com que valores sejam colocados de lado, valores esses responsáveis por colocar o PT como uma esperança de transformação e respeito à democracia."
E encerrou: "Serei criticado? Sempre! Ambos os lados me detestam, mas o meu lado é o Brasil. E NÃO VENHAM ME APERREAR, obrigado!"
A postagem repercutia comunicado do Partido dos Trabalhadores definindo a eleição do último domingo no país vizinho como uma "jornada pacífica, democrática e soberana".
A Organização dos Estados Americanos (OEA) investiga se houve fraude no pleito que consagrou Maduro - tratado por muitos como ditador - pela terceira vez. Seu "reinado" persiste desde 2013.
"Parabéns por ser honesto e perceber que essa nota foi completamente absurda", elogiou uma seguidora no post que deve mais de 2,8 milhões de visualizações.
"Seu posicionamento mais uma vez demonstra que você se preocupa com o Brasil, diferente daqueles que visam apenas perpetuar no poder", escreveu outra seguidora.
"Liberal, americanizado, não estudo 1% da história da Venezuela", criticou outro. "Seu diploma de RI [Relações Internacionais] tá em dia? Ou de Ciência Política? Ou é só senso comum liberal mesmo?", questionou mais um seguidor.