Morreu nesta sexta-feira 26 o compositor e letrista Stephen Sondheim. Ele estava com 91 anos.
Segundo seu advogado e amigo, F. Richard Pappas, Sondheim morreu "de forma repentina" em sua casa em Roxbury, no estado norte-americano de Connecticut.
Sondheim foi um dos maiores autores de musicais de todos os tempos.
West Side Story, em parceria com Leonard Bernstein foi ao palco pela primeira vez em 1957 e é considerado um marco na história da Broadway.
A peça foi adaptada ao cinema em 1961 por Jerome Robbins e Robert Wise e levou 10 Oscars.
Uma nova versão, dirigida por Steven Spielberg, está sendo muito aguardada para dezembro.
Alguns dos outros sucessos de Sondheim nos palcos foram Gyspy (1959), Company (1970), que conquistou 14 indicações ao Tony, um recorde, e Follies (1971).
Sweeney Todd (1979) e Caminhos da Floresta (1987) ganharam badaladas adaptações no cinema em 2007 e 2014 e foram estreladas, respectivamente, por Johnny Depp e Meryl Streep.
Sondheim venceu nove prêmios Tony, oito Grammys e um Oscar - por Dick Tracy (1990). A canção, Sooner or Later, foi interpretada por Madonna.
O músico só se assumiu gay aos 40 anos. Na década de 1990, ele foi viveu com o dramaturgo Peter Jones, por oito anos, e em 2017 se casou com Jeffrey Scott Romley.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.