Um dos mais queridos participantes do BBB21, Gilberto Nogueira foi alvo de preconceito cometido por outro negro. O fato causou revolta na mãe do economista e em fãs da atração.
"Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem...", comentou Nego Di sobre a cor de Gilberto em conversa com Karol Conká, Lumena, Pocah e Carla Diaz.
"Pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou", comentou o humorista.
Quando Karol falou sobre a arcada dentária de Gilberto, Nego Di continuou: "Agora porque o cara parece um neandertal, o cara tem que ser negro?"
Em suas redes sociais, Jacira Santana, mãe de Gilberto, que é homossexual assumido, lamentou os comentários.
"Infelizmente hoje eu tive o desprazer de assistir alguns participantes do BBB21 hostilizando meu filho Gilberto. Chamar meu filho de sujo e chupa cabra foi degradante. Ele tem orgulho de sua cor e raça. Nunca esqueceu suas origens", escreveu.
"Um rapaz com a cabeça sensata. Pensa com coração e não tem maldade, mas aprendeu a identificar a maldade de perto de alguns participantes do reality."
Colunista do UOL, Aline Ramos escreveu que após Gilberto ter relatado sua cruzada para se assumir gay, os participantes querem colocá-lo agora em outro armário: o racial.
"O tribunal racial criado por alguns participantes dentro do BBB21 não pode definir quem é negro ou não", lembrou a colunista. "Atualmente, a forma do censo levantar dados sobre a população brasileira é por meio da autodeclaração."
Aline comenta que pessoas negras de pele clara muitas vezes são vistas como negras por brancos e como brancas por negros e passam a viver num "não lugar" que limita e censura sua existência e que negar a identidade de pessoas negras também é racismo.
Falar que o Gilberto não é preto, é realmente não conhecer a própria raça e cor, Nego di tu calado é um poeta????#ForaNegoDi
— ÉliÉli? (Panela) (@Lucas__Luz) February 5, 2021
A quantidade de discussões que estão rolando de forma rasa e unilateral, sabe... Acabei de ver um vídeo de uma galera (conká, nego di & cia) zoando o Gilberto por se considerar negro e eu nem consigo mensurar o impacto disso nas discussões sobre colorismo
— sam (@cervejadegoiaba) February 5, 2021
Pode falar que é pardo/preto, tanto faz.
— príncipe árabe-nigeriano (@guibritu) February 5, 2021
Mas tenho mais orgulho de dizer que sou preto igual o Gilberto do que dizer que sou preto igual o Nego Di. #BBB21