Existem fake news no Vale dos Homossexuais! A que tenta fazer acreditar que pessoas trans lideraram a Revolta de Stonewall é desconstruída no vídeo do canal Ágora Lucca, no YouTube, e lançado na sexta 28.
Com 36 minutos de duração e institulado "O Mito do Pioneirismo Transgênero nos Motins de Stonewall", o vídeo é repleto de fontes, tais como entrevistas com escritores e livros, que rechaçam a ideia recentemente inventada de que as ativistas trans Marsha P. Jonhson e Sylvia Rivera foram lideranças do evento, o mais importante do ativismo moderno LGBT.
Corre em alguns perfis nas redes sociais e até em falas de ativistas a mentira de que Marsha teria sido a pessoa que teria atirado o tão incensado "primeiro tijolo" contra policiais no fim de junho de 1969 em Nova York.
O vídeo, feito pelo pesquisador e escritor Dim Lucca, exibe mais fontes que confirmam fala da própria Marsha em documentário na Netflix (A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson): ela não estava no início da rebelião. Ela apenas chegou horas depois e não teve papel fundamental nos ocorridos.
Quanto a Sylvia, a produção no YouTube coleciona falas de autores e pessoas que estavam nos conflitos que chegam à mesma conclusão: ela estava em outra parte da cidade.
A produção aproveita o mergulho no assunto e rebate outra mentira criada por movimentos identitários que desejam reescrever a história, a de que homens brancos não foram importantes para a revolta e que seriam minoria inclusive. Historiadores mostram o completo oposto.
Veja o vídeo "O Mito do Pioneirismo Transgênero nos Motins de Stonewall" abaixo:
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.