A Páscoa ainda está um pouco longe, mas um anúncio sobre a data já provoca polêmica no Reino Unido. Tudo por conto de casal gay comendo chocolate juntos.
Tudo começou com comercial da empresa Cadbury UK para comemorar 50 anos do seu popular Creme Egg.
Durante o anúncio, de quase um minuto, são apresentadas situações diferentes de como as pessoas gostam de saborear a guloseima.
Tem quem lamba, quem asse ou a coma escondido. Mas é a cena final que mexeu com os espectadores conversadores e homofóbicos.
Um casal está girando no topo de um prédio e um dos homens segura o ovo na boca. O namorado morde um pedaço do chocolate e o conteúdo pegajoso escorre entre eles.
Os dois - Callum Sterling e Dale K. Moran - formam um casal na vida real.
Segundo o Yahoo!, um abaixo-assinado já reuniu mais de 25 mil assinaturas em protesto contra a propaganda.
O documento afirma que a cena é um "ato sexualmente provocativo" e acusa a empresa de "vender sexo para as crianças".
"Cadburys é um nome familiar bem estabelecido que deliberadamente comercializa seus produtos para famílias e crianças; portanto, é inaceitável que busquem expor as crianças a uma imagem que é tão claramente hipersexualizada”, diz a petição.
"Dado que as crianças muitas vezes copiam o que vêem na tela, o anúncio constitui uma forma de aliciamento, expondo as crianças a conteúdos sexuais impróprios e explícitos."
E continuam: "Ao apresentar um casal gay, a Cadbury tem como objetivo escapar das críticas usando a capa de 'inclusão e diversidade'. Ainda assim, este anúncio sexualmente gráfico não tem lugar sendo mostrado na mídia tradicional onde as crianças podem vê-lo."
Em comunicado, a empresa explicou que a campanha foi projetada para ser inclusiva.
"Sempre fomos uma marca progressista que espalha uma mensagem de inclusão, seja por meio de produtos ou campanhas. O quase beijo de um casal compartilhando um Creme Egg foi incluído no anúncio da mesma forma que qualquer outro casal também teria sido incluído. O coração do Creme Egg é divertido, alegre e acreditamos que o quase beijo transmite isso."