Campanha quer mais fotos LGBT no natal

Projeto Tem que Ter defende visibilidade à comunidade na propaganda brasileira

Publicado em 21/11/2019
Luisa Reverey: foto de lésbicas no natal integra campanha do Tem que Ter
Projeto utiliza casais reais em campanha por inclusão. Foto: Luisa Reverey

No natal vemos encher de crianças, idosos e casais héteros a publicidade. Mas e onde estão as pessoas LGBT?

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Foi pensando nisso que o projeto Tem que Ter lançou a coleção temática de imagens "Presente de Verdade", por mais representação e visibilidade de LGBT nas propagandas desta época do ano.

A coleção, criada em parceria com alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre, conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas da comunidade LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.

"A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família", afirma a fotógrafa Luísa Reverey.

Para Fernanda Sanchis, aluna da ESPM e uma das criadoras do projeto, "as mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social, e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade".

As fotografias estão disponíveis para download gratuito no site do projeto.

O Tem que Ter nasceu há três meses na capital gaúcha com intuito de criar um banco de imagens de pessoas da comunidade para serem usadas pela publicidade.

Mesmo com a boa intenção, em relação às fotos para o natal, ainda assim faltou representatividade: não há casais gays ou pessoas trans na campanha.


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