Um debate que vai gerar frutos. Essa foi a promessa que ficou ao fim da mesa Turismo LGBT em Brasília: Cidadania e Desenvolvimento Econômico, realizado na terça 20. A realização foi do Guia Gay Brasília e contou com apoio do Brasília Convention & Visitors Bureau.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
O San Marco Hotel, outro parceiro da iniciativa, recebeu empresários LGBT, gestores públicos e integrantes do trade turístico da capital. Compuseram a mesa o sócio-proprietário da Guiya Editora, que faz o Guia Gay Brasília, Welton Trindade; o coordenador da Diversidade do GDF, Flávio Brebis; o produtor Rodrigo Antonello, da label party gay Brave; e sócio-proprietário do clube LGBT Victoria Haus, Thales Sabino.
Em sua fala, Trindade destacou o que o turismo LGBT pode proporcionar à capital federal. "Somos 10% dos viajantes do mundo. Quando falamos desse segmento de mercado, falamos tanto de visibilidade quanto de mais empregos, impostos e geração de renda."
Antonello mostrou a trajetória da Brave, que tanto atrai turistas gays à cidade quanto leva o nome da cidade para outras unidades da Federação. E comemorou: "Hoje, com a Brave, Brasília está no circuito das grandes festas gays do Brasil."
Sabino mostrou com orgulho o quanto seu clube tornou-se referência em lançar e solidificar carreiras de artistas gays e trans. "Brasília recebia estrelas apenas. Hoje, elas saem do DF e vão mostrar seus talentos Brasil afora."
A importância da presença de Brebis foi reforçada por Trindade. "Não há como falar de turismo LGBT sem tratar de cidadania. E o DF tem muito a mostrar nessa área." Em sua fala, o gestor elencou serviços que a capital tem para LGBT, tais como a Delegacia contra Intolerância e a lei do nome social para pessoas transgêneros.
Já nos encaminhamentos finais, um grande acordo foi estabelecido: união para qualificar e promover o turismo LGBT na capital federal. Dentre as propostas que serão tratadas nas próximas semanas estão curso de capacitação do trade para bem tratar o e a viajante LGBT, e divulgação do DF como destino turístico LGBT.