Gays em alerta: casos de mpox voltam a subir em Nova York

Autoridades de saúde pedem que vacinação seja feita ou completada

Publicado em 16/05/2024
Mpox: casos da doença aumentam dentre gays em Nova York
Vírus causou pânico na comunidade gay em 2022

Vírus que deixou gays em alerta em 2022, o mpox volta a receber atenção das autoridades de saúde de Nova York que identificaram crescimento da infecção na cidade.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Entre outubro de 2023 e abril deste ano, foram notificados 256 casos de mpox em Nova York - a maioria deles dentre gays e bissexuais, negros ou hispânicos e na faixa entre 25 e 44 anos.

Desde 1º de janeiro, foram 191 casos e 42 apenas no último mês.

Para se ter uma ideia, desde que foi declarado fim da epidemia nos Estados Unidos, em fevereiro de 2023, foram registrados de dois a 20 casos por mês até setembro passado.

"Depois que a emergência de saúde pública terminou, o mpox não desapareceu”, disse Julian L. Watkins, comissário assistente do Bureau de Capacitação em Equidade em Saúde do Departamento de Saúde de Nova York, ao Gay City News. “Havia casos mensais e eles aumentavam lentamente.”

Acredita-se que não há uma razão específica para a subida das infecções pelo vírus e 73% dos casos foram observados em indivíduos não vacinados ou que receberam apenas uma dose da vacina.

O aumento coincide com um surto de uma estirpe mais grave do vírus na República Democrática do Congo, mas não há casos dessa variante ainda nos Estados Unidos.

As autoridades de saúde alertam que nunca é tarde para a segunda dose. Quem tomou as duas está protegido. Quem tomou apenas uma pode tomar a segunda a qualquer momento. A proteção contra a doença se dá a partir de duas semanas da segunda dose.

A doença circula em alguns países africanos há várias décadas. No Ocidente, acredita-se que o surto começou entre dezembro de 2021 e março de 2022 no Reino Unido. O primeiro caso foi diagnosticado em maio de 2022.

Nos Estados Unidos, o pico das transmissões se deu em agosto daquele ano. No fim de 2022, o país somava 31.698 casos e 56 mortes.

No Brasil, a campanha de vacinação foi ineficaz. Em novembro, foi divulgado que apenas 21,9 mil das 50 mil doses compradas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas. Mais de 28 mil doses estavam próximas ao prazo de validade. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 

Tags: mpox

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.