Quantas vezes deve-se ejacular para diminuir risco de câncer?

Estudos indicam expelir sêmen está ligado a menor risco de ter a doença na próstata

Publicado em 14/08/2024
Câncer de próstata: ejacular muitas vezes no mês diminui riscos da doença
Revisão científica abordou 11 estudos sobre ejaculação e câncer de próstata

Uma revisão recente de estudos realizados nas últimas décadas concluiu que homens que ejaculam mais frequentemente possuem menos chances de desenvolver câncer de próstata.

Curta o Guia Gay no Instagram

Publicada no período científico Clinical Genitourinary Cancer, a revisão analisou 11 estudos envolvendo quase 150 mil participantes. As pesquisas vão de 1990 a 2023.

Todas tinham como foco analisar a relação entre ejaculação e este tipo de câncer. Segundo o Daily Mail, há estudo com apenas 40 participantes e também com milhares de homens. As idades vão de 20 a 80 anos.

Um estudo que se destaca é o Health Professionals Follow-Up Study da Universidade de Harvard. A maior parte dos envolvidos eram profissionais de saúde brancos entre 46 e 81 anos.

Foi constatado que homens que ejaculavam 21 vezes ou mais no período de um mês tinham 31% menos risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que se tocavam de quatro a sete vezes no mês.

Já o mais recente estudo, publicado ano passado no The World Journal of Men's Health, focou em homens de 40 a 80 anos que foram entrevistados sobre seus hábitos sexuais na faixa dos 20, 30, 40 anos e no ano anterior.

Os pesquisadores descobriram que homens que ejaculavam pelo menos quatro vezes por mês tinham menor risco de câncer de próstata em comparação com aqueles que o faziam com menos frequência.

E como a ejaculação diminui o risco da doença? Não está claro para os cientistas, mas acredita-se que pode ser devido ao aumento do fluxo sanguíneo para a próstata que fornece oxigênio e nutrientes que ajudam a remover resíduos ligados ao câncer dentro do órgão.

Além disso, o ato de ejacular pode ajudar a eliminar carcinógenos nocivos que podem se acumular no sêmen.

Uma outra pesquisa, esta de 2016 da Universidade de Boston, sugere que a ejaculação frequente estimula mudanças nos tecidos da próstata responsáveis ??por células produzindo mais rápido e criando mais citrato, um composto que mata células de câncer na próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens depois do câncer de pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem depois dos 65 anos.

A próstata é um órgão em forma de maçã que fica abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela produz parte do sêmen que é ejaculado e também é considerada como o "ponto G" dos homens - a grande responsável pelo prazer anal masculino.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.