Com objetivo de expulsar a discriminação do mundo do futebol, o Coletivo Nacional de Torcidas LGBTQ+ Canarinhos Arco-íris lançou central para receber denúncias de preconceito por orientação sexual e identidade de gênero nesse esporte.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
O grupo reúne 18 torcidas organizadas LGBT de times tais como Bahia, Vasco, Flamengo, Internacional e Palmeiras.
Um dos idealizadores do agrupamento, o midiativista Onâ Rudá listou alguns tipos de situações que podem ser enviadas ao chamado Observatório da LGBTfobia no Futebol.
“Podem ser gritos homofóbicos de torcidas nos estádios, falas discriminatórias de dirigentes, ameaças virtuais por você ser LGBT e exibir a camiseta do time de coração... Enfim, tudo que tiver relação com o universo do futebol.”
Ao receber a denúncia, o coletivo fará triagem do relato. Fotos, áudios e prints, por exemplo, são importantes para dar base legal ao caso.
Uma vez certificada, a mensagem será distribuída para órgãos judiciais competentes, inclusive o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD).
Como forma de construir cenários de avaliação, a cada ano os Canarinhos Arco-íris farão relatório consolidado dos casos.
Para enviar denúncia, preencha formulário na página do coletivo. Clique aqui.