O festival LGBT Brasília Orgulho, que inclui a parada da capital federal, venceu pelo segundo ano consecutivo prêmio concedido pela Interpride, rede mundial de marchas.
A honraria é anual e dada a eventos ativistas LGBT de várias regiões do mundo. Brasília Orgulho ganhou na categoria América do Sul.
Outros vencedores foram The Rainbow Advocacy Project (África), Gandhinagar Queer Pride Foundation (Asia), Kyiv Pride (Europa), Gay & Sober (América do Norte) e Equality Australia (Oceania).
Parada de várias partes do mundo filiadas à Interpride votam.
O Brasília Orgulho é o único evento LGBT do planeta a ganhar duas vezes esse prêmio.
Em 2022, a parada da capital voltou às ruas depois de dois anos sem poder ser realizada devido à pandemia de covid e reuniu mais de 120 mil pessoas.
Além disso, foi feita a segunda edição do Cidade Orgulho, com pinturas, iluminação e decoração arco-íris em monumentos e grandes pontos de fluxo de pessoas pela cidade.
O tema do festival foi “Nossos 122 direitos. Conhecer, efetivar, defender”. Pela primeira vez foi contado quantas conquistas legais LGBT possuem no DF e no Brasil. A iniciativa foi feita em parceria com a faculdade IDP.