O arco-íris vai começar a tomar conta da capital em 2024. A União das Paradas de Paradas do Orgulho LGBT do Distrito Federal divulgou calendário dos eventos de seus ativistas filiados para este ano.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
No total, são oito paradas, que serão realizadas de maio a setembro.
O calendário começa em 26 de maio em Samambaia. Em 9 de junho, será a vez do Cruzeiro/Sudoeste. Duas semanas depois, no dia 23, será realizada a 3ª Parada do Orgulho LGBT do Riacho Fundo II.
A super gay Águas Claras mostrará seu orgulho em 21 de julho. Em agosto, haverá duas marchas. No dia 4, a convite é para a 11ª edição da parada de Planaltina. No dia 18, é para Itapoã.
Setembro vai ser colorido pelos eventos de Brazlândia no dia 8 e de Ceilândia no dia 22.
Coordenador da União das paradas, o ativista Alysson Prata, explica a importância dos eventos em várias regiões administrativas.
"É crucial para promover a visibilidade e a inclusão das comunidades LGBT. Esses eventos celebram a diversidade, ampliam a conscientização sobre os direitos humanos e a luta contra a discriminação. Além disso, proporcionam espaços seguros para expressão e solidariedade, fortalece os laços de comunidade e encoraja a aceitação e o respeito mútuo", disse ao Guia Gay Brasília.
O financiamento veio de emendas orçamentárias da deputada federal Erika Kokay (PT) e dos parlamentares distritais Max Maciel e Fábio Felix, ambos do Psol.
Ainda não foram divulgadas datas do festival Brasília Orgulho e de marchas tais como as de Taguatinga e Santa Maria. Em 2023, o DF teve 16 eventos do orgulho.
Veja mais detalhes das paradas do orgulho LGBT do DF no nosso Calendário 2024.