O jogador Maurício Souza foi desligado do Minas Tênis Clube nesta quarta-feira 27 e vetado na seleção brasileira de vôlei por ter criticado beijo gay do Super-Homem na história em quadrinhos.
Em comunicado em suas redes sociais, o clube foi suscinto: "O Minas Tênis Clube informa que o atleta Mauricio Souza não é mais jogador do clube".
COMUNICADO OFICIAL - MAURÍCIO SOUZA
— Minas Tênis Clube (de ?) (@MinasTenisClube) October 27, 2021
O Minas Tênis Clube informa que o atleta Maurício Souza não é mais jogador do Clube.
Além disso, o atleta também foi vetado na seleção brasileira de vôlei, já que o técnico, Renan dal Zotto afirmou que não vai aceitá-lo mais no coletivo.
Mais
>>> Maurício Souza se desculpa, mas não apaga crítica a beijo gay
"É inadmissível este tipo de conduta do Mauricio e eu sou radicalmente contra qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo. Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos", disse o técnico ao jornal O Globo.
Horas antes do anúncio do clube, na tarde desta quarta-feira, Mauricio havia publicado vídeo de retratação no Instagram.
Na mensagem, ele pede desculpas "a todos que se sentiram ofendidos", mas ressalta que sua declaração contra imagem gay na história em quadrinhos é "opinião" e que está sendo punido por isso.
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mauricio já tinha histórico de outras declarações homofóbicas.
Na terça-feira, os dois patrocinadores do Minas, Fiat e Gerdau, exigiram posição firme do clube após ampla repecussão na mídia e condenação de sua fala nas redes sociais.
O clube decidiu, em primeiro momento, suspendê-lo, aplicar multa (de valor não informado) e exigir retratação.
O atleta publicou retratação na terça 26 no Twitter, onde ele tinha pouco mais de 100 seguidores. No Instagram, onde ele tinha cerca de 250 mil perfils que recebiam suas publicações, ele não havia se pronunciado nem apagado o post sobre o beijo.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.