Out Games 2017 é cancelado em cima da hora e prejudica brasileiros

Competição esportiva LGBT, realizada em Miami, contaria com 400 eventos, mas apenas natação e futebol continuam na programação

Publicado em 26/05/2017
World Outgames 2017, em Miami, tem quase toda a programação cancelada
Competições esportivas foram canceladas após centenas de competidores já estarem na cidade

Uma das maiores competições internacionais dedicadas a atletas LGBT, o World Out Games, que seria realizado em Mimi (EUA), cancelou boa parte de sua programação a menos de 24 horas do início do evento.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Foram suspensas as cerimônias de abertura (que seria realizada neste sábado 27) e de encerramento, além de quase todos as disputas esportivas - estavam agendadas 400.

O evento nasceu em Montreal, Canadá, em 2006. Depois, Copenhague, na Dinamarca, e Antuérpia, na Bélgica, receberam os jogos, respectivamente, em 2009 e 2013. 

A expectativa para esta edição, que duraria 10 dias, era grande já que é a primeira realizada nos Estados Unidos, país onde nasceu a luta pelos direitos LGBT na história moderna.

Em comunicado, os organizadores afirmaram que continuam em pé apenas a natação, o futebol e a competição de dança country, além da programação cultural e da Conferência de Direitos Humanos. O motivo foi financeiro.

Ao Guia Gay São Paulo, o presidente do Comitê Desportivo LGBT Brasileiro (CDG), Erico Santos, contou que cerca de 20 brasileiros estão em Miami para competir - em modalidades como badmington e vôlei.

Erico explicou que tanto a natação quanto o futebol têm federações próprias e por isso eles não foram cortados da programação. As federações de ambas as modalidades apenas aproveitaram os Outgames para realizar o mundial de suas categorias e, portanto, não dependiam da organização do evento.

"O aviso de última hora também mostra uma completa falta de respeito para os participantes e especialmente aqueles de nós que viajavam de outros continentes", disse o empresário Peter Clancy, que estava a duas horas de Miami, vindo da Bélgica com o marido, ao The Miami Herald. Eles participariam de provas de corrida.

Outro competidor, Rowen D'Souza gastou cerca de R$ 10 mil para ir da Austrália para jogar tênis. Ele disse à publicação que não estava impressionado com o fluxo de informações dos organizadores do OutGames durante o processo. "A comunicação foi ruim desde o início", disse ele. "Suspeito que eles soubessem que havia problemas, mas não fizeram nada."

Na última edição, em Antuérpia-2013, a competição reuniu cerca de 6 mil pessoas. A expectativa para esta edição era de 10 mil.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.