À jornalista Mariana Godoy, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse, na sexta-feira 27, que "a maioria dos gays" vota nele. O político é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018.
Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook
Bolsonaro fez a afirmação com base em nenhuma pesquisa, algo perto do que se pode considerar "fake news" (notícias falsas).
A realidade é oposta ao que o parlamentar, defensor da cura gay, quer moldar.
Levantamento feito pelo movimento Vote LGBTmostrou que irrisórios 0,9% dos frequentadores da parada LGBT de São Paulo deste ano e 1,2% dos que compareçaram à parada LGBT de BH, também em 2017, disseram que pretendem votar no pré-candidato, que tem como orientação o fim do Estado laico.
À epoca da pesquisa, realizada em junho na capital paulista e no mês seguinte na capital mineira, os frequentadores dos dois eventos disseram preferir Lula. O pré-candidato do PT aparece com 27,4% dos votos em São Paulo e 32% em BH. Essa liderança é também constatada por pesquisas com a população em geral feitas pelo Ibope e pela Datafolha.
O prefeito de São Paulo, João Doria, cuja candidatura ainda é uma incógnita, foi citado por 8,5% dos que foram ao evento paulistano e 3,1% de quem foi à marcha mineira.